giovedì 4 ottobre 2007

coisas 1 - fotos Astrid Lima


vou escrever coisas que me passam pela cabeça, nem eu sei o que.
Mas acho que nao posso continuar copiando coisas que escrevi no passado--
Por enquanto, sim,vou por fragmentos de Vade Retro, porque esta mto presente, ainda.Ja que estou longe dos meus amores...eles estao na Holanda e eu aqui na Italia, Velletri.
pelo visto meu destino è pintar e esperar, esperar e pintar. Até quando? pergunta sem resposta...falar de que? de politica? esta , hoje em dia està pior que no passado e como é tao globalizada, nao sei de que pais posso falar. isto é , escrever , além do mais, quem sou eu para dar opinioes e tratar " entre parentesis" de mudar o curso dos acontecimentos. ja é muito o que consegui com a estupida luta contra as caixas de lixo que estavam , bem debaixo de meu nariz!! Eram 4! e as pessoas por preguiça ou por incivìs tambem, jogavam no chao. Esta é uma pequena cidade como tem tantas na italia, com sua praça,e aqui onde eu estou, tenho dois balcoes com plantas, mas ja nem podia abrir as portas por causa do fedor.E coincidencia (ou vitoria minha ( :) , ou a visita do Papa cujo fedor fez desaparecer as caixas de lixo ...obviamente o fedor dele era maior!!!! enfim esperamos para ver que mais vai acontecer.
Por enquanto temos aqui um sujeito, ator, comico, super inteligente Bepe Grillo que fez uma fantastica demonstraçao manifestaçao - o povo aqui na Italia esta cheio de ver que a "soidisant" politica tanto da esquerda como o da antes do Berlusca nao funciona! - entao chamou este encontro gigantesco de VDAY!!! isto é VAFANC... os politicos. isto è uma maravilha! agora temos a ANTIPOLITICA!!!! Bravo! e o governo quasi quasi se juntaram todos ate com a oposicao! Ofendidos,e jà nao sabem o que fazer ...logico é tarde acho, para que o atual governo Prodi, diz que de esquerda, possa mudar e ter outra vez a simpatia dos que o escolheram. Vivendo e vendo..mas como quais todos os italianos , tbem sou muito incrédula... adorei o bepe grillo ! pelo menos desde a VDAY, todos os jornais, todas noticias na TV. todos os debates na televisao, nao fazem outra coisa que falar bem ( poucos ) e mal ( muitos ) isto é aqueles , os "dizquepoliticos". Estao ate com medo...

e é bom que tenham um pouco de medo, para ver se fazem alguma coisa para melhorar esta situaçao aqui. A pobreza ja chegou longe demais...O outro dia um senhor nao conseguindo viver de sua miseravel pensao, simplesmente entrou num supermercado e roubou um pedaço de queijo e uns spaghetti! terrivel...ai, todas as televisoes e jornais falaram e falaram...mas os unicos que foram solidarios e o ajudaram foi o povo que assistiu à sua prisao!!! e graças a eles nao somente o soltaram imediatamente mas o pessoal encheu a casa dele de alimentos e de todo que uma pessoa precisa para viver como um ser humano. O italiano è uma pessoa muito boa...infelizmente , nao todos...nao os da CASTA, ( LA CASTA, Autor : Gian Carlo Stella )isto é nao os "politicos" nem os "poteri forti", que é a mesma coisa!logico!!!!!!! e acho que = mafia...

e entre promessas de aumentar as pensoes mais baixas - isto faz anos que dizem - o pessoal continua comendo merda... a esperança -

Falando de pensao, me lembrei que a minha esta cada vez menor, claro, o cambio de peso a dollares e de dollares a euros, e comissoes de cada banco, mas quando vejo casos como deste senhor, devo calar a boca e estar contente com o que tenho...
E continuar pintando porque enquanto eu tiver a possibilidade de comprar material para fazer o que mais gosto, nao devo nem pensar em me queixar. Seria uma vergonha! e eu apesar de que nunca tive vergonha de nada, bem, agora sim cada vez que començo abrir a boca para reclamar, me lembro e me calo...com vergonha do que estava por dizer...è isto ai...
melhor falar de outras coisas. por exemplo da entrevista que me fizeram aqui faz uma duas semanas, quem sabe esta jornalista com as coisas que ela disse e me fez dizer, ate ajudou para o desaparecimento das caixas de lixo...e logico, com a ajuda do fedor do Papa...tambem :)
E me lembrando desta entevista, devo reconhecer que me diverti bastante porque quando ela me perguntou uma classica: " porque escolheu vir aqui a Velletri ?" Eu respondì :" e porque nao? Ja que Vittorio Gassman, Anthony Quinn, Gian maria Volonte, viveram aqui, porque nao a Landau?".
Porque obvio,eu nao iria contar a ela que um dia me senti sei là como, que vieram correndo meus amigos, me embrulharam e me trouxeram aqui, que estive mal, que me levaram ao psiquiatra a quem depois me contaram que eu disse a ele que eu sabia mais que ele. etc , que me levaram ao cardiologo, ao pronto socorro que chamaram a Dominique, que de repente me vi aqui nesta casa cheia de paredes brancas - que minha cabeza estava nas nuvens e resto quem sabe aonde, ( e ainda nao creo que minha cabeça esteja sempre no lugar...) com moveis que nao sao meus, enfim poco a pouco realizaei que estive mal. Me contaram um montao de coisas que nao me lembrava...uma especie de amnesia...sera voluntaria? talvez... o inconsciente é tremendo...escapar da realidade...
Enfim - coisas passadas. a primeira coisa que fiz foi començar a pintar compulsivamente até vèr as paredes brancas e tao nuas, se encherem! nao suporto o vazio, me dà vertigem!!!!
Assim que tanto ela como eu ficamos contentes com a tal entrevista a Myra landau " La Prigionera della Immondizia...piazza Mazzini "
Chega.

Acho que vou falar de outro....lixo:








Faz tempo que comencei uma lista das palavras usadas tanto aqui na media e que todos repetem: poteri forti, lavoro precario, accanimento terapeutico, o famoso " mi consenta" de Berlusca,- que mtos dos seus amigos empregam para fazer como ele... , rimpasto, federalismo fiscale, ( que aliàs ninguem entende realmente que quer dizer- acho que nem os tais "politicos" sabem explicar ), evasione, lotta contra,coppie di fatto,ribadisco, la legge 40, clandestini, sicurezza dei cittadini, tolleranza zero, appalto,condono, sanatoria, etc....e depois vou juntar outras pouco a pouco. Com certeza vao aparecer mais destas...
Sabem, ponho politicos entre aspas porque sao assim,,, nao existem mais verdadeiros politicos, isto é os que se preocupam em verdade do cidadao! mas agora temos outra palavra - e esta eu e mtos gostamos aquela provocada por Bepe Grillo, - bravo - a antipolitica!!!!agora me lembro que ja mencionei...mas nao faz mal, antipolitica, antipolitica, antipoliticaaaaaaaa!!!! vamos!!!

1 commento:

Unknown ha detto...

Bom, ainda nao sei se gosto deste Grillo ou nao... Mmmmm, tem algumas coisinhas dele que nao sei... Mas, como sempre, voce escreve maravilhosamente!