martedì 30 luglio 2013

a professora:)

por nao ser como professora iguais a todas, isto e, daquelas que estao sentadas numa mesa mais em alto que as cadeiras dos
alunos. Me sentava no meio deles ou numa cadeira, ou no chao, se eles estivessm sentados ali, enfim no meio deles sentindo e dando calor!
por nao acreditar no ensino da pintura ( fui chamada a Universidade Veracruzana - Xalapa, para dar aulas na Faculdade de Arte) coisa impossivel, de ensinar , somente algumas tecnicas, como eu fui autodidacta, menos acreditava no ensino da Pintura
.Portanto  em vez de ensinar pintura, ensinei-lhes a ser "pessoas".
 Mas devido a certas obrigacoes algo tratei de ensinar, por exemplo, poder ver realmente um corpo  e coloca-lo no espaco para depois poder Visualizar  ( ja sem o modelo adiante) o corpo no papel, ou tela ou o que fosse. Claro que para isto, precisei de um modelo nu, de verdade.

Escandalo!!! o primeiro:)
Continuei. Lhes disse que nao adianta eles aprenderam as regras das cores,( cor primaria, cor secundaria, etc) que se eles nao "sentiam" as cores dentro de eles, nao servia nenhuma regra ( alias nunca acreditei e nao gosto de regras nem de leis).
Ao primero escandalo -( porque sim consegui um modelo) seguiu outro. Este atelier aonde se presume que dava aulas, vinha uma  senhora  esposa de um politico. Horror: um dia ela veio acompanhada pelo chauffeur que  carregava uma tela pintada por ela, e orgulhosa me mostrou dizendo que ela ja sabia pintar e que so seguia meus cursos para aprender mais.
.Fiquei de boca aberta!. A dizquepintura era algo incrivel de ruim....nao sei o que era, mas nao era pintura..Me calmei e disse ao chauffeur por favor leve embora esta "coisa" que nao tem nada que fazer aqui.

Este foi o segundo escandalo. A mulher ( que bom) nao apareceu mais, mas obvio se queixou com o marido que obvio se queixou com o diretor da Faculdade...

 Mas, ao fim do ano me expulsaram da Faculdade!. O Reitor homem  inteligente e que  ja me conhecia e  admirava meus quadros, deu uma boa gargalhada, e inaugurou um Instituto de Investigacao e Criacao Artistica. Eu era aunica ali..por algum tempo.  Pintava a
vontade na minha casa, feliz de nao ser  mais esta coisa que se chama professor!
ah, mas qdo o ano proximo reabriram as aulas e os meus alunos que tinham comencado a entender o que e ser "pessoas", vieram todos a minha casa, dizendo que se eu nao voltasse eles iam fazer greve e mandar ate o Reitor embora!! Calmei eles contando-lhes o que o Reitor fez,lhes agradeci sua solidariedade e amizade e lhes disse que continuassem indo a Faculdade, para aprender algo de
tecnica: litografia, grabado,serigrafia etc. mas que  nao prestassem atencao as palavras dos professores.  Depois se tivessem alguma duvida poderiam vir aqui e falamos. Foram embora entre beijos abracos e risadas! O dia seguinte um me trouxe abacates de seu sitio, outro uma bolsa de cafe recem tostado, ( era zona de cafetais) outros mais bananas e flores. Eu feliz.


Minha casa em poucos dias parecia sucursal da Universidade! Maravilha...quer dizer que alguma coisa eu semeei...anos depois vi
que, SIM. Uma das minhas  alunas ganhou um premio numa Bienal de Tapices, outro abriu a primeira loja de gravuras para
reproduzir o que fosse. Um virou otimo fotografo, outro ja comencou a participar em exposicoes colectivs de pintura e assim por
diante.
E eu uma vez mais aprendi o que era SOIDARIDADE.
Foi por esta razao que escrevi um livrinho SI SABES VER  dedicado a eles!

12 commenti:

Existe Sempre Um Lugar ha detto...

Bom dia, Amiga!
Adorei ler o seu relato, fiquei a conhecer mais um pouco da sua pessoa, fiquei admira-la ainda mais por aquilo que é e pelo que representa.
Nunca vamos aprender seja o que for quando não sentimos o que nos estão a ensinar, aprender a ser pessoa em primeiro lugar, significa que ganhou a motivação para aprender e para o futuro.

Receba um abraço enorme de amizade.

ag

Luísa ha detto...

Bom dia, estimadíssima MYRA!
É fácil admirá-la, pois tem em si o melhor que um ser humano pode ter: si, sabe SER!
Mil beijinhos

Dona Sra. Urtigão ha detto...

Olá, amiga. Gosto demais de ler e reler suas historias. Sua Historia é linda,pelo pouco que sei, pelas suas biografias e imagino o quanto ainda tem para nos contar. Agradecida
UM ENORME ABRAÇO

Isabel ha detto...

Gostei muito da sua história. Realmente as técnicas aprendem-se, mas o que faz a diferença entre os bons e os vulgares pintores, ou artistas, é a transformação da técnica em algo intransmissível, que vem de dentro quando se tem um olhar único sobre as coisas.
Penso que será um pouco assim.

Um beijinho!

eder ribeiro ha detto...

Vc ser conciso no meu comentário: Vc é uma grande pessoa. Bjos.

Branca ha detto...

O teu livrinho é maravilhoso Myra e como eu gostava que minha filha tivesse uma orientadora como tu, ela frequenta um atelier e tem um espírito muito livre, seguindo por esse caminho maravilhoso que é simplesmente ser.

Beijos amigos

João Menéres ha detto...

Estava com receio de não poder estar aqui presente, Myra...
Estás recordada de um post que editei para te homenagear ( embora modestamente ) ?
E que escolhi esta tua fotografia ?

A foto não mente, pois tu és realmente assim : Dinâmica !
E foi esse dinamismo que transmitiste aos teus alunos.
Os que te entenderam estão a singrar no mundo das Artes !

Felicito-te muito por isso.

Um enorme beijooooooooooooooooooooooooooooo

Jorge Pinheiro ha detto...

Um livrinho muito inspirador, diga-se de passagem. É sempre bom ouvir esta história da sua boca. Saber Ver é algo que não se aprende sem esquecer as regras.

Li Ferreira Nhan ha detto...

E agora você esta aqui semeando para todos nós.
Isso é solidariedade Myra. E você nos presenteia diariamente.
Só é preciso Saber Ver! Obrigada querida!
Beijos!

Paula Barros ha detto...

É muito bom saber mais sobre você, ou reler sobre seus momentos de vida, intenso, com muita energia e sabedoria.
beijo

Marina Culubret Alsina ha detto...

Sí que les enseñaste, sí, aunque te expulsaran, tus alumnos han llegado a ser personas y artistas gracias a la semilla que les pusiste de coraje, arte con el corazón, con modelos en vivo (:-)))) Tu solidaridad con sus ganas de aprender es lo que los ha hecho ser solidarios.
Bravo..!!!

Un abrazo inmenso..!

lis ha detto...

Sempre uma lindeza Myra elegante nos gestos nas palavras no estilo de ensinar!
te abraço minha artista preferida