venerdì 16 giugno 2017

abertura da expo en la Pulchri - 10 de Junho 2017 - La Haya

"Quero agradecer a Embaixada do México porque México não me esqueceu e eu também não esqueci o Mexico.
Em 1959, momento de importante mudança cultura e artista no Mexico, Miguel , meu marido, fez uma viagem para a América do Sul para ver o que estava acontecendo nas novas formas de expressão cultural e artística, e abriu uma janela para novas expressões , modernas e abstratas.
  Os artistas mais que  consagrados , como Rivera e Orosco, Siqueiros ja entaron na historia
 Aconteceu a abertura depois chamada de Ruptura. para dar lugar a novas expressoes artisticas, como Manuel Felguerez, Arnaldo Cohen , Echeveria, Lillia Carrillo , , além de mim, claro.
Não esqueço esse momento fantástico  no México. Que não acontece mais , nem acontecia no Brasil - país lindo e mágico- para onde fui quando escapei da Romenia
.
Mexico era um país de liberdades, lutas e vitórias.

Lembro dos anos 70, quando coisas horríveis aconteciam no Chile, México, mais Venezuela, foram os únicos países que abriram as portas para os refugiados.
Fiz muitos amigos entre eles. Lembro de Ines , que era muito amiga de Jan, marido de minha filha . Talvez ela tenha os apresentado. 
Ines esta de volta no Chile, onde tem uma Editora.

Passei minha vida vivendo e amando e viajando pelo mundo . Além do Brasil e Mexico, morei 17 anos na Itália e 6 em Israel. Cercada de amigos, desenhando e pintando.
Mesmo que continue desenhando e pintando, nunca imaginei que na minha idade, sendo bisavô de 5 , e com 90 anos , num país novo , onde sou totalmente desconhecida , iria ver minhas pinturas de novo nas paredes de uma galeria, como agora na Pulchri!

Muito obrigada Embaixada do México, agradeco especialmente a Dominique e Jan, que me ajudaron tanto para realizar tao  belamente  este evento!"

5 commenti:

De barro y luz ha detto...

El arte no envejece...y hace eternos a los artistas. ¡¡¡Grande Myra!!!


Bss

myra ha detto...

gracias y un un abrazo

Li Ferreira Nhan ha detto...

Que lindas vocês duas! Como gostaria de estar por terras de Holanda nestas férias e poder ver de perto essa maravilhosa exposição. Parabéns Myra, você merece. Parabéns a tua filha e genro pela organização. E felicitações a Embaixada do México pelo reconhecimento.
Beijos minha querida.

(Sigo viajando)

myra ha detto...

voce que e linda de ainda viajando vir me ver! obrigadissssima, sim, este retrato com minha fila esta lindo!
qdoestiver de volta mandoa voce mais retratos!
beijos continua aproveitando o tempo na minha adorada e linda Italia!
sim,e uma pena nao estar aqui conmigo dia 10 de Junho :):):):
beijosssssssssssss

Isabel ha detto...

Gostei muito de a ver na foto:) Está linda:)

Os quadros são lindos!

Beijinhos:)