mercoledì 7 giugno 2017

Marie - Louise Ferrari

A minha amizade com Marie Louise Ferrari comencou com um cafezinho e uma gaffe minha.
Marie Louise era todo um personagem, e nao somente naquela cidadezinha.
Fez parte da Resistencia francesa na segunda guerra mundial.
Em Xalapa era conhecida e admirada por su apoio as Artes.
 Xalapa era considerada cidade de grande cultura.
 A Universidade Veracruzana, segunda melhor do Mexico.
 Uma Orquestra Sinfonica melhor a que a do DF.
Un Museu de Antropologia conhecido no mundo inteiro pela sua fabulosa colecao de Arte Antigo Mexicano.

Marie Louise vivia na casa mais bela de Xalapa, de 1600 e algo mais .Estava catalogada Patrimonio Nacional. Um jardim que era um paraiso.

Marie Louise acostumava convidar as pessoas que algo tinham que ver com arte, escritores, pintores, musicos, etc. quando ali chegavam. Entao como  eu ja era conhecida no DF., me convidou. Nos encontramos .As duas felizes de poder falar frances! Tinha alem do mais uma biblioteca que nao acabava mais. Uma maravilha.
Bem como disse, me ofereceu um cafezinho e me perguntou si com azucar ou nao. Respondi que somente colocava azucar quando o cafe era ruim. Apenas provei um pouco do cafe, e pedi  azucar, ah! disse ela, entao meu cafe e ruim? lapsus meu...e respondi  mto sem geito, que sim...Ela riu e disse que iriamos ser muito amigas. J,adore la franchise! e riu.

Esta amizade durou mais de vinte anos. Ela me ofereceu, insistindo viver numa casa de sua propriedade, bem perto da sua. Nunca quiz que eu pagasse nenhum aluguel .Preferia de vez em quando uma obra minha. Obvio, agora o sobrinho - herdou uma  grande  colecao de Landaus...
 Um dia assim de repente adoeceu e faleceu rapidamente para a enorme tristeza de todos que a amavamos.
Eu perdi uma irma,  Ate hoje  depois de tantos anos sinto terrivelmente  a sua ausencia -  uma tragedia....  

 Marie Louise esta agora somente no meu coracao e saudades...A generosidade, a amizade e a alegria dela, sao para mim impossiveis de esquecer.






je t,aime....tu me manques...

5 commenti:

chica ha detto...

Linda amizade e tive que rir com a gafe do café,rs Acontece! bjs, chica

myra ha detto...

sim, foi muito gozado, mas primeiro eu fiquei sem geito..:):): grandissssima amizade, grandisssima pessoa! obrigada Chica, e tantos beijinhos

Maria Glória ha detto...

A sinceridade que construiu uma forte amizade. Eu ri com a história, muito deliciosa de ler.
Um abraço do Brasil.

myra ha detto...

Maria Gloria bemvinda e mto obrigada... sim foi muito lindo!!! saudades do Brasil...sabe ate agora voce e a unica do Brasil que apareceu aqui! que linda!
um grande beijo

Maria Glória ha detto...

Um beijinho Myra e muito obrigado, você também é muito bem-vinda no meu blog. Um prazer receber-te. Já estou te seguindo!